A ideologia de Confúcio na China antiga era de organizar a sociedade e recuperar os valores antigos, perdidos pelos homens de sua época. No entanto, em sua busca pelo Tao, ele usava uma abordagem diferente da noção de desprendimento proposta pelos taoistas. A sua teoria baseava-se num critério mais realístico, onde a prática do comportamento ritual daria uma possibilidade real aos praticantes de sua doutrina de viverem em harmonia.
Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, a sua doutrina apregoava a criação de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem-estar comum.
Confúcio viajou por diversos lugares, esteve em íntimo contacto com o povo e pregou a necessidade de uma mudança total do sistema de governo por outro que se destinasse a assegurar o bem-estar dos súbditos, pondo, em prática, processos tão simples como a diminuição de contribuições e o abrandamento das penalidades. Já idoso, retirou-se para a sua terra natal, onde morreu com 72 anos.
Os cinco princípios fundamentais do confucionismo («O conteúdo da tradição deliberada») como:
1. Educação, Ritual (Li).
«Estuda como se nunca fosses aprender bastante, como se temesse esquecer o aprendido» Analectos Livro VIII-17
2. Humanidade (Ren).
«O autodomínio e vos ritos trazem a Benevolência (Ren)… A benevolência provem de um mesmo, não dos demais». Analectos Livro XII-1
«Ren consiste em amar aos demais». Analectos Livro XII-22
3. Homem superior (Jun zhi).
«O homem superior é centrado na justiça, o vulgar no benefício». Analectos Livro 4-16
4. Poder (Te) «o poder pelo que se regem os homens».
O bem não se implanta na sociedade nem pela força nem pela lei, senão pela influência das pessoas admiradas e respeitadas. Se o líder é inepto, a sociedade não funcionará.
5. As artes da paz (Wen).
O Diretor General de Haier, Zhang Ruimin e o Diretor do Evergreen (Taiwan), Chang Yung-fa, são bons exemplos diretivos com valores do confucionismo.
«Orientemos a vontade para o bom caminho, agarremos à virtude, harmonizemos com a benevolência, descansemos na arte.» Analectos Livro VII-6.
Após sua morte, Confúcio recebeu o título de “Lorde Propagador da Cultura Sábio Supremo e Grande Realizador” (大成至聖文宣王), nome que se encontra registado em seu túmulo.
Fonte: Wikipedia
0 comentários:
Postar um comentário