.

Arquivo do blog

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

O Império do Café



O café é um produto de grande valor econômico para o Brasil. Segundo dados do Ministério da Agricultura, em 2012, a produção brasileira de café foi a maior do mundo e respondeu por aproximadamente um terço de toda a produção mundial.

Durante o Segundo Reinado, porém, a importância do produto para a economia brasileira era ainda maior. Entre 1880 e 1929, por exemplo, as exportações de café correspondiam a 75% de toda a balança comercial brasileira.

A produção cafeeira em larga escala começou a se desenvolver no Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século XIX, e logo se espalhou por toda a região do Vale do Paraíba, em terras paulistas e fluminenses. Em pouco tempo o cultivo do produto cresceu em volume e importância. Entre 1826 e 1829 cerca de 25 mil toneladas de café foram exportadas.

Do Vale do Paraíba, o cultivo do café se estendeu para o oeste paulista, o sul de Minas e o Espírito Santo. A rápida expansão do cultivo foi favorecida pelas condições climáticas e pelo solo dessas regiões, propícios para o cultivo do café.

No mercado externo, havia uma demanda crescente por café. 0 aumento do consumo do produto entre as classes médias norte-americanas e em alguns países europeus estimulou o aumento da produção brasileira, que em meados do século XIX se transformou no principal produto de exportação do Brasil e gerou grandes lucros aos produtores, chamados “barões do café”.

Fonte: Ahistoria



←  ANTERIOR PROXIMA → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *